Apropriação do Espaço com o Corpo

Parkour

       Estratégia de apropriação espacial que consiste na ultrapassagem de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos por um indivíduo, que utiliza-se somente das  suas habilidades e capacidades corporais para fazê-lo. Foi desenvolvido inicialmente na França, no fim da década de 80 e tem David Belle considerado como seu fundador. 


Deriva

      A deriva é um procedimento psicogeográfico: estudar os efeitos do ambiente urbano no estado psíquico e emocional das pessoas que a praticam. Partindo de um determinado lugar, a pessoa ou grupo que se lança à deriva seguirá uma rota indefinida, deixando que o próprio meio urbano ''os leve'' ao acaso, pelo caminho que segue. Quem deriva terá no entanto todo o interesse em traçar um mapa do seu percurso. Esse mapa ilustrará anotações que servirão para compreender os motivos que o leva a seguir este ou aquele caminho: virando à direita ou à esquerda e não seguindo em frente, parar em certa praça e não em outra, perceber em suma por que razão a mente induz sensações agradáveis ou desagradáveis. (Wikipédia)


Flaneur

      No século XIX, o poeta francês Charles Baudelaire e o filósofo alemão Walter Benjamin definiram como flâneur a figura que vaga na cidade a fim de experimentá-la. Este ser nasceu justamente na modernidade, sentindo-se incomodado com as transformações geradas pela Revolução Industrial e não se identificando com o novo estilo de vida que surgia. O flâneur é um observador que caminha tranquilamente pelas ruas, absorvendo cada detalhe sem ser notado, sem se inserir naquele contexto e que busca uma nova percepção da cidade, tomando-a como fonte de inspiração.
 
 Trecho do texto Um Flaneur Contemporâneo, disponível em: http://lounge.obviousmag.org/memorias_do_subsolo/2014/06/um-flaneur-contemporaneo.html#ixzz4uqfRYUay
 
Rolezinho 

     
      Rolezinho (diminutivo de rolê ou rolé, significa "fazer um pequeno passeio com um grupo de amigos" ou "dar uma volta") é um neologismo para definir um tipo de flash mob ou coordenação de encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais como praças, parques públicos e shopping centers. Os encontros são marcados pela internet, quase sempre por meio de redes sociais como o Facebook. (Wikipédia)


Flash Mob

      Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social. Muitos são realizados em forma de protesto ou também para homenagear alguém ou alguma coisa.

http://www.mundodadanca.art.br/2011/05/flash-mob-o-que-e.html



Skateboarding

     Skate (em inglês: skateboarding, skating), também denominado no Brasil por esqueitismo, ou esqueite é um esporte que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada também de esqueite ou skate, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de trucks. Com a prancha de esqueite, executam-se manobras de baixos a altos graus de dificuldade. (Wikipédia) 

https://www.theguardian.com/cities/2015/apr/20/skate-city-skateboarders-developers-bans-defensive-architecture 
(Mátéria no The Guardian sobre a apropriação da cidade pelos skateboarders escrita Iain Borden, cujo livro “Skateboarding, Space and the City: Architecture and the Body” (Berg, 2001),  teve aclamação considerável por seu relato analítico e histórico de skate, usando a filosofia de Henri Lefebvre para interpretar essa prática urbana como uma ato criativo, político e espacial.)




Comentários

Postagens mais visitadas